domingo, 19 de fevereiro de 2012

Crónica 10 minutos - "Amante da sociedade"

(imagem retirada da internet)



O Prisma da verdade! 
(1ª Parte) 

Caros leitores, o que poderia a nova personagem ter evitado? 

O vento hoje está do norte, Leda arrepia-se por uns instantes, sabe que hoje vem a sua antiga colega do secundário, a “nossa “ Zenilda! Leda vive numa casa rústica com uma linda esplanada para o mar, a dois passos das traseiras de sua casa. Esta mulher explora o cheiro do mar, o som estrondoso das marés a chocar nos rochedos negros no final de tarde… aprecia a natureza assim como a sua liberdade…liberdade esta que foi condicionada perante a sua fobia! Mas o seu maior medo é ter consciência que existe algumas…poucas pessoas que conhecem o seu passado e uma delas está a chegar… 

A Zenilda está a caminho da Madeira. Para a nossa jornalista deve-se aproveitar sempre as viagens de trabalho nem que seja para deambular nas ruas e analisar as expressões faciais dos estranhos. Isso enche-lhe de vida! Porém sabe que hoje terá o reencontro que a faz lastimar a existência de tantos abrutes! A sua amiga Leda foi violada quando tinha 17 anos de idade, a Leda, tinha uma fisionomia muito parecida com a Zenilda. Enriquecia-lhe de beleza o seu cabelo longo e ondulado, embora não tivesse uma pele bronzeada como a da sua melhor amiga, andava sempre de sorriso até no seu olhar! Mas num fim de tarde de Outono quando esta regressava da escola, sentiu que estava a ser observada, contornava o seu olhar em cada esquina que percorria e a expressão do seu firme e pálido rosto mudara a cada instante. Algo não estava certo, pensara. Não viu o Tiago a passar pela loja das motas como sempre fizera desde há um ano, pois os seus pais ainda não lhe tinham oferecido a carta de condução, ele perdeu um ano na escola e enquanto não provar aos seus pais o seu arrependimento, será inútil aumentar o seu timbre de voz aos pais! 

A Leda vê a sair da outra rua a vizinha Lurdes a conduzir, praticamente em cima do volante e a discutir com o pestinha do Rui, esse menino com apenas 8 anos de idade, que para além de ter energia a mais nas pernas, também tinha na ponta da língua. 

- Vê mãe, a Leda hoje está quase com o rabo de fora!!!! - Sorria o pestinha com os cantos da boca negros dos dois pacotes de bolacha Oreo. 

- Olá Leda, queres namorar comigo? - Leda sorriu para o menino Rui enquanto puxava a sua mini sai para baixo da coxa. 

Um…dois…três…quatro…quatro passos em frente…um corpo forte, uma mão áspera, um lenço com um cheiro insuportável que não a deixava respirar, que não a deixava retorquir, perceber onde estava, quem lhe agarrava! Cadernos no chão, mochila a deslizar pelo braço, camisola esmeralda rasgada, enquanto isso a Leda estrebuchava, tentava furar-lhe os olhos com os dedos naquele monstro! A força era monstruosa, assim como a sua barba curta, áspera, rugosa…rapidamente ficou no chão após o virar da última esquina que daria acesso ao parque do apartamento dos seus pais. Algo húmido, sujo, áspero, duro… tirar-lhe-á o resto da sua ingenuidade! Leda deixou de viver uma das melhores fases da vida! 

... 

O Abraço reconfortante da Zenilda, as lágrimas do reencontro após 13 anos! 

A “nossa” Zenilda ficará com a sua amiga durante esta semana, e descobrirá qual é o seu novo receio! 

A História continua… 

Enquanto isso, caros leitores, gostaria da vossa ajuda para melhor compreender quais as possibilidades que a Leda teve ou não, de escapar desta dura realidade que é a VIOLAÇÃO! 

(- Sapatos? -…sei! São para os pés e ponto.) 
Marisa Leonardo 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

2 comentários:

  1. Na tua cronica de hoje nota-se que estás a sentir aquilo que escreves, o que é bom porque transmites sensações a quem lê e dá-te mais asas á imaginação.
    São dois temas que eu vejo aqui e os dois temas tocam-nos, um porque calha a toda a gente "O prisma da verdade", toda a gente confronta-se com momentos destes quase todos os dias, o prisma da verdade tem várias vertentes, como diz alguém que eu conheço "Entre duas pessoas, existe sempre três verdades, a de um , a do outro e a real." este é um exemplo.
    O outro tema que eu vejo aqui é um tema mais pesado(mais pesado mas sem tirar a gravidade do tema anterior) que é a violação, que é omitida tantas vezes e que corroí por dentro tantas pessoas que vivem em silêncio.
    É um tema pouco debatido , um pouco escondido e é bom que se traga á tona estes assuntos e que se debata, é uma ajuda para quem está em silêncio.
    Estou a gostar imenso da tua história, estou curiosa por saber o resto. Fiquei com a sensação de:"Será que ela vai contar a verdade á amiga? Será que ela vai omitir alguns factos por serem dolorosos para ela? Ou será que vai contar mesmo a verdade?" E também fiquei curiosa por saber qual o desenvolvimento que vais dar aos dois temas "O prisma da verdade" e "A violação".
    Fico á espera ansiosamente pelo desfecho desta cronica.

    ResponderEliminar
  2. Sofia, podemos sim considerar esta crónica com dois temas. Daqui muito poderá fluir!
    Quando li o teu comentário, sorri, pessoalmente também acredito que entre duas pessoas existe as três verdades. E agora qual delas é a real? A realidade está constantemente camuflada e um bom exemplo disso é a violação!
    Quanto á história das personagens posso já clarificar que a Zenilda sabe em parte do que aconteceu com a sua amiga.
    Agora proponho a tia e aos restantes leitores: Apresentam-me dois pontos, por exemplo, que poderia ser evitados pela Leda, neste exemplo apresentado!

    ResponderEliminar