domingo, 18 de março de 2012

Crónica 10 minutos - "Amante da sociedade"

Imagem retirada AQUI


O Prisma da Verdade

(3ª parte)

O que é a violação? É o uso da força física sobre terceiros aparentemente frágeis e /ou a violência verbal que impele os que são mais próximos do agressor de forma a dominar o espaço (trabalho, casa) e consequentemente intimidar a vítima de forma a que este faça sempre o que lhe é obrigado. Este tipo de violação ocorre nas escolas, ocorre nos desportos (a falta de fair play)… nas empresas, nas ruas…e “nós” fechamos os olhos…agride-se os idosos…as crianças…os animais…os homossexuais…as etnias…as diferentes religiões, acontece em casa do seu familiar…na sua, na minha, nas nossas vidas! Então, já reparou na imensidão de vezes que a cada minuto ocorre num só dia o ato de Violação? 

Com este tema, Prisma da verdade poderia debruçar-me sobre várias verdades, no entanto escolhi a violação sobre as adolescentes, que ao deslocarem-se nas suas rotinas diárias, tão frescas, tão alegres, tão sorridentes, tão espertas…sustentam o desejo de muitos, muitos psicopatas! Eles andam em todo o lado…são o carteiro, o doutorado, os donos da pastelaria, o chefe…o amigo…a esposa…o professor…o colega…a melhor amiga! 

Atualmente, Portugal já regista um número superior a 424 violações reclamadas! Muitas dessas reclamações não chegam a nenhuma conclusão perante o tribunal, pois as vítimas tentam apagar das suas memórias tal horrendo acontecimento. Duarte Nuno Vieira, presidente do Instituto da Medicina Legal, sublinha que mesmo registando um aumento das reclamações, estimam-se outras centenas que não são reclamadas, por vergonha ou por medo. 

A História que apresentei mostra exatamente esta dura realidade, Leda, foi violada quando ainda era adolescente. Passaram anos e continuam a pesquisar quaisquer vestígios do agressor. Leda perdera a sua virgindade com um agressor! 8 anos mais tarde tem uma experiencia sexual não com um homem, mas sim com uma mulher. Leda perdera toda a confiança no sexo oposto, embora se considere heterossexual, agora, 13 anos após a violação conta certos pormenores à sua antiga colega do secundário, Zenilda, de forma a expulsar dentro de si todas as suas angústias. Neste momento, Leda está apaixonada por um sofisticado senhor que recentemente lhe informou que é o seu investigador. Novamente esta jovem mulher se sente traída e é aqui que a “nossa” Zenilda tentará descobrir quais os resultados da investigação do Dr. Vago. 

Peço às energias que NUNCA nenhum de nós, nem a nós próximos, nem a nós conhecidos e desconhecidos passemos por tal tragédia! 

Perante a crença de cada um, peço-vos que tenham sempre prudência nas vossas palavras…nos vosso atos…e que Deus, Buda, Espiritas…e que todas as Energias da Natureza vos iluminem. É o que igualmente desejo para mim! 

... 

A Zenilda, quando decidida consegue sempre o que quer! Encontrou-se às 15h no Jardim Botânico do Funchal. Achou um pouco estranho visto que seria prudente conversar sobre a Leda no próprio escritório do Dr.Vago. Surpreendeu-se ao vê-lo, a sua amiga tinha toda a razão, o senhor, ou antes… o homem é fascinante! 

-Que charme!- Cogitava enquanto movia as suas ancas tapadas por uma saia azul de cabedal pelos joelhos, escondendo a cor das suas pernas com umas collants pretas e evidenciando o seu peito numa camisola de modelo morcego azul marinho. Carrapicho e um leve sorriso nos lábios! 

-Boa tarde Dr. - Cumprimentou Zenilda 

- Vago Becker formado em Criminologia na Universidade de Hamburgo na Alemanha – interrompeu e apresentou-se como cartão de recomendação! 

Discutirem vários problemas da Leda, era claro que este homem após um ano na Madeira acabara por se envolver na vida da sua cliente e era evidente o seu interesse por Leda! Dispersou imenso sobre o assunto, estava inicialmente com receio em partilhar o que descobrira sem antes conversar com os pais de Leda, no entanto, estava igualmente satisfeito por conhecer uma amiga especial da mulher por quem estava interessado. Escolheu encontrar-se com Zenilda no Jardim Botânico pois para ele falar de Leda era o mesmo do que falar em pureza e inocência e igualmente era um espaço que lhe recordava um pouco o grandioso Jardim de Keukenhof na Holanda, o maior Jardim do mundo! Segundo ele, os” desencantados tornam-se puros perante tal fotossíntese”! 

O Dr. Vago Becker após hora e meia de conversa partilha alguma informação da sua investigação. Zenilda ficou admirada com o seu peculiar trabalho e realmente como tantos outros investigadores do caso de Leda, chegou a meio do processo com as mesmas conclusões. Ele tem a perfeita noção que quando a sua cliente era ainda uma adolescente gostava de vestir-se de modo a mostrar as suas longas pernas e a sua fina cintura, e que isso era muito apelativo. Também sabe que qualquer pessoa é livre de se vestir como mais gosta, mas as escolas e os pais devem alertar para essa realidade! Vago também concluiu que nada disso teria acontecido, caso Leda tivesse pedido boleia à sua vizinha para regressar a casa, após uma tarde de aulas! Porém numa melhor análise de seus métodos recorreu à entrevista de vários moradores que possivelmente recordavam-se das pessoas que todos os dias há 13 anos atrás passavam naquela avenida…afinal nem sempre “aquele/a” que nos observa é um estranho ou o assaltante de carteira e que perante a resistência da vítima, a viola. Um transgressor é muitas das vezes a pessoa mais próxima! A Zenilda sabe que não poderá dizer de imediato a verdade à sua amiga, que apenas deve contactar os pais da mesma junto com o Dr. Vago e procurar a forma mais correta de a informar! Vago apresentará os seus factos, os seus prismas, a verdade! 

Para quem seguiu inicialmente esta história reconhecerá o… Tiago! O Tiago tem exatamente a mesma idade de Leda, o Tiago era aquele louco por motas, nessa altura tinha problemas com os pais, era um menino rebelde, na escola ninguém o segurava, embora muito simpático para as colegas. A Leda achava piada à sua rebeldia, tinha um olhar misterioso, corpo definido, excelente no atletismo. Tiago estava ciente da paixoneta de Leda por si! 

Leda, desconhecia que Tiago não era simpático, mas sim um jovem que odiava a escola, odiava os amigos…os pais…odiava a realidade de ser um menino pobre. Leda como qualquer menina adolescente preparava-se para o final de ano, comprara o seu vestido lilás para o baile de finalistas. Ansiava o convite de Tiago para ser seu par e com ele sonhava passar uma noite deslumbrante…a sua “primeira noite”! Poucas semanas antes… 

Ironia do destino… 

Um…dois…três…quatro…quatro passos em frente dava a Leda aos 17 anos de idade, em quatro passos um corpo forte, uma mão áspera, um lenço com um cheiro insuportável lhe tirava o raciocínio, a visão de que quem lhe atacara era o rapaz do liceu que tanto admirava! Tiago a violou e nunca mais Leda seria a mesma pessoa tranquila! 

*** 
A Zenilda tem de regressar à ilha Terceira, uma vez que já concluíra o seu trabalho para a redação e, além disso, vai com a certeza que todas as pessoas incluindo as que a priori conhece, escondem verdades, verdades que acarretam uma variedade de significados, de causa-efeito, variedades nas suas explicações! Cada uma definindo um prisma! 

-Afinal quantas faces tem a sua verdade? 

*** 
Noites Gélidas 

Rosto comprido, airosa, angical, macia 

Por vezes, a alemã que eu sigo e que me agrada, 

Mais alva que o luar de Inverno que me esfria, 

Nas ruas a que o gás dá noites de balada; 

Sob os abafos bons que o Norte escolheria, 

Com seu passinho curto e em suas lãs forrada, 

Recorda-me a elegância, a graça, a galhardia 

De uma ovelhinha branca, ingénua e delicada. 

Cesário Verde 


(- Sapatos? -…sei! São para os pés e ponto.) 
Autoria de Marisa Leonardo 

Sugestão de leitura: 
O Prisma da verdade! (1ª Parte)
O Prisma da Verdade (2ª parte)

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE – Ideias em movimento!

12 comentários:

  1. crónica que encerra uma história sobre violação e que nos fez pensar...Belo trabalho minha prima.

    ResponderEliminar
  2. Marisa li a crónica e mais uma vez estas de parabéns,por abordares este tema,que a marioria das pessoas evita falar.
    Infelizmente na nossa sociedade existe mts histórias como esta,mas infelizmente mts jovens escondem-se com vergonha e medo,por vezes até da própria sociedade que va apontar o dedo, expecular sera que deu motivos para tal acontecer,infelizmente vivemos numa sociedade qm que os valores... e a dignidade tem pouca importância,vivemos no mundo em que aparência em que a mulher tem que ser perfeita fisicamente aos olhos de quem o vê é por isso que as mulheres e tb os homens não podemos esquecer q também existe homens a ser violados, mas toda a gente sofre em silêncio durante toda a vida, há que acabar com este silêncio.

    ResponderEliminar
  3. §$%£@# do Tiago... Gostei de como o introduziste na primeira parte, no inicio de uma frase grande e ligeiramente confusa e que fez com que os leitores (pelo menos eu) se tivessem esquecido do Tiago no final da mesma. Resultou muito bem! Eu já nem me lembrava dele... E é ironia do destino realmente. Se calhar somos mais vulneráveis quando estes casos são postos em prática por gente nossa conhecida... As nossas guardas estão em baixo.
    No final, não me perguntes porquê, mas na primeira linha eu sabia que aquilo era Cesário Verde, foi um belo toque! Eu não leio, mas no 12º ano adorei Cesário e cheirou-me logo que era ele!
    Estás de parabéns Marisa! Bom desfecho!!

    ResponderEliminar
  4. Muito bom! Dá mesmo que pensar muito...

    ResponderEliminar
  5. Felicito a evolução da autora..esta cada ves mais assertiva, directa ao assunto como se pretende numa cronica sem perder o cariz critico que a caracteriza.
    Continue assim

    ResponderEliminar
  6. O desfecho do Prisma da Verdade, eu confesso que não estava à espera. Todavia, face à realidade dos nossos dias, é um desfecho mlógico!
    Parabéns pela forma corajosa, determinada e, literariamente bela, como desenvolveu este texto e o concluíu. O poema final, muito adequado.
    Bejinhos nossos e força para mais temas actuais, de interesse para a sociedade, de quem é "Amante" da mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigos leitores, folgo ver a vossa participação! Sem dúvida que me dão garra para arriscar em assuntos como este que infelizmente alguns tentam "apagar"!
      Por cá, "nós" continuaremos atentos á sociedade!
      Abraço

      Eliminar
  7. Cara Amiga - Acabei de ler a sua crónica sobre o tema da violação. É uma excelente crónica, enriquecida também por uma abordagem ficcional sobre um tema muito actual e, infelizmente, prevalecente na nossa sociedade. Obrigado. Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Exelente trabalho... olhe só tenho uma coisa a dizer 5 strelas... meteu-me a pensar...
    Cumprimentos SL

    ResponderEliminar
  9. Caros amigos,
    Agradeço com sinceridade a continuidade das vossas leituras. Embora este artigo já tenha saído há mais tempo, folgo chegar ao blogue e verificar que ainda já quem o leia!
    Um beijinho a todos,
    da vossa "Amante da Sociedade"

    ResponderEliminar