domingo, 13 de maio de 2012

Crónicas 10 minutos: "Amante da Sociedade"

Imagem retirada AQUI


Cuidados nossos, para os Nossos (1ª Parte) 

Gerontologia 

Este é o ano de maior perspetiva nesta área de ensino e consciência para a problemática do envelhecimento. Aliás, será o envelhecimento uma problemática? A conclusão mais sensata é um NÃO! 

As instituições representadas pelas múltiplas sociedades não estão adaptadas em recursos humanos e financeiros. Por isso o envelhecimento em Portugal é considerado correntemente como preconceito. Anteriormente referi num dos meus trabalhos a descriminação sobre os idosos e indiquei uma nova realidade, a distinção entre reformados e idosos. A ideia rege-se da seguinte forma, o reformado termina uma fase da sua vida ativa no mercado de trabalho, merecendo algum mérito, enquanto o idoso é um individuo “acabado”, incapaz, apenas um ser ocupando um espaço! Das reformas comenta-se que em sua maioria são baixas, no entanto não se refere o fato que dessas reformas são retiradas o sustento das atuais famílias portuguesas, em que os seus netos abandonam as Universidades por falta de pagamento das propinas e que seus filhos ou genros e/ou noras estão desempregados, funcionários, estes de empresas existentes há mais de 15 anos! Os idosos são vítimas de abusos psíquicos e físicos. 

Porém, ocorre projetos (exemplo ilustrativo do “Por Favor Não Caia”, iniciado nos Açores, Ilha Terceira, já com reconhecimento internacional) e pessoas verdadeiramente interessadas em proporcionar qualidade de vida nesta nova fase, a chamada, NOVA IDADE. E na nova idade, tudo é possível! Como já sabemos, cuidar dos netos, mas felizmente não só! É a oportunidade de fazer novas amizades, estudar, fazer o cruzeiro de sonho, aprender a tocar um instrumento, frequentar aulas de teatro e de dança, é a oportunidade de ter reconhecimento e de ensinar aos mais novos, namorar e ter sexo ativo. E porque não? Ficaram espantados? 

Ora aqui está, segundo o Dr. Ricardo Iacub, investigador na Sexualidade no Idoso, é um mito que a mulher após a menopausa não tem prazer e que adultos (assim deveria ser o termo) acima de 70 anos de idade não fazem sexo. Para além desta revelação, os seus estudos mostram que muitos casais desta idade tem uma vida sexual mais ativa e satisfatória do que jovens casais. Pessoalmente achei esta informação um máximo! Agora temos a certeza de que não há limites na obtenção do prazer sexual! No passado dia 26 de Abril, decorreu o I Congresso Internacional nos Açores, que contou com a participação de investigadores do Brasil, Açores, Portugal Continental, Argentina e Espanha, médicos, enfermeiros, estudantes nas diversas áreas, e principalmente mestrandos em gerontologia. Mais de 40 recolhas de dados apresentados, todos com o único intuito de compreender as incapacidades de nós, adultos, aceitarmos a velhice! 

Muito se há a fazer e a compreender, o idoso merece respeito, reconhecimento e direito á longevidade com plenitude, não devem perder a sua identidade! Porém, apenas um ou outro interveniente do respetivo congresso, teve a pertinência em proferir um olhar distinto sobre esta temática. Nesta constante e atual, e quase superficial preocupação com o envelhecimento, questionaram em qual situação fica os cuidadores? … Já pensou? Deixo no ar esta questão para o próximo fluxo de ideias. 

Despeço-me nas palavras de uma senhora que me surpreendeu com a sua sensibilidade, a Pro Reitora da Universidade dos Açores, Dra Teresa Medeiros: “ Não perguntais o que pensam os idosos de nós, adultos e Jovens?” 

(_ Sapatos?-Sei,…são para os pés e ponto!) 
Autoria de Marisa Leonardo 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui no blogue até a próxima crónica para dar oportunidade de todos os visitantes lerem e darem opinião sobre a mesma. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

2 comentários:

  1. Acho que seria boa ideia ajudar os idosos porque sao eles que "contribuem" no desenvolvimento do pais e assim seria um modo de recupensalos e todas as seguintes geracoes...'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António, o meu muito obrigado pelo teu comentário, sei que tens seguido os meus últimos artigos! O tema da gerontologia é muito atual no nosso país! Espero que não fique por aqui as atenções dadas aos idosos. Devemos, sim, ter mais respeito por quem sustenta as famílias desempregadas e as farmácias!

      Eliminar