domingo, 24 de junho de 2012

Crónica 10 minutos - "Amante da sociedade"

Imagem retirada AQUI


A felicidade na Simplicidade 


Sorrisos, olhares ternurentos, mãos que deslizam sobre os ombros…são as imagens á sépia de longa data, faz-me imaginar as inglesas sentadas em cadeiras de madeira, cotovelos sobre pequenas mesas redondas, degustando o famoso chá, e estaríamos nós em 1776! Na verdade a maioria das imagens que decoram toda a parede do escritório da Cármen, são pinturas a carvão e aguarela, supondo as características de todos os seus antecedentes. Uma árvore genealógica, penso ser um dos desejos da maioria. 

O escritório da Cármen é simples, para além dos imensos retratos a preto e branco e castanhos, de seus familiares, apenas uma simples secretária de madeira de pinho mel… um sofá confortável branco, um cadeirão de pele encarnado. Apesar de já bater as 19h, Cármen continua a apontar a evolução da sua ultima paciente, parece que está aos poucos a deixar a medicação e os seus transtornos emocionais reduziram. Cármen é uma psicóloga de distinção, vingou-se na sua formação académica, apesar de ser hoje reconhecida pelas suas curvas voluptuosas, no liceu nunca foi a menina em que os rapazes a olhavam…talvez seja este, mais um dos motivos pela escolha do seu estilo de vida! 

- Lamento que os meus doentes não consigam perceber que a felicidade está na simplicidade!- reclama olhando-me nos olhos! 

...

Em tempos de recessão, o mundo parece desabar sobre nós, quando temos dentro da nossa vida, a oportunidade de progredir como ser humano! Um olhar maroto, um obrigado, o vencer num jogo, a boa nota no teste, o beijo molhado, a palavra do outro que tanto desejamos a ouvir, o sol, a imagem no espelho que reflete a nossa beleza…o pão acabado de sair do forno…, a música preferida, o livro da nossa vida, recordar um momento…tudo isso é-nos dado gratuitamente! E sabe-nos para toda uma vida…momentos esses com nós próprios ou partilhados com alguém em especial. 

The Simple Living Network,, é um grupo eletrónico que apela á simplicidade da vida, perante o estrondoso consumismo paralelo á quebra de rendimentos. Todos os estudos até hoje efetuados comparando a felicidade de quem tem uma vida luxuosa com os que de pouco vivem, nenhum estudo indica que quem é mais rico têm mais felicidade. Existe mais facilidades, mas o resto advém do interior, da sinceridade, da simplicidade. Este grupo encontrou vários empresários, advogados entre outras profissões de elevado estatuto que ao abandonarem as suas vidas de felicidade artificial, trocaram-nas por vidas simples em vilas, dedicando-se ao exercício físico, á família, aos amigos, ao espiritualismo, e que esses benefícios se traduziram em saúde mental e física. 

O investigador George Minois, falava na Idade do ouro, referindo que todos nós vivemos num pessimismo de felicidade, onde o consumismo é avaliado como algo de bom e imediato e após o seu uso, tudo acaba em desuso! 

Mas, já o nosso Fernando Pessoa, escrevia… 

Não importa se a estação do ano muda…, 
se o século vira, se o milénio é outro. 
Se a idade aumenta… 
Conserva a vontade de viver, 
Não se chega a parte alguma sem ela!


Sugestão: 
Para conhecer a personagem, Cármen podo aceder ás seguintes crónicas: 
 O prisma da verdade (2º parte) - AQUI
O Libertango Bíblico - AQUI


(- sapatos? Sei…são para os pés e ponto.) 
Marisa Leonardo 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui no blogue até a próxima crónica para dar oportunidade de todos os visitantes lerem e darem opinião sobre a mesma. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

3 comentários:

  1. Simplesmente Lindo este artigo com o qual concordo A 100 %

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que as coisas mais valiosas no mundo são grátis!
    Por exemplo, ao lado direito deste artigo, na página do blog temos vários banners e num deles tem smilies e lá diz "take a smile (they're free)". :)

    Parabéns e continua o bom trabalho Marisa!

    ResponderEliminar
  3. Olá, agradeço novamente os comentários! A observação do João é pertinente! :D

    Abraço

    ResponderEliminar