domingo, 20 de janeiro de 2013

O que são “Constelações Familiares”?



É um trabalho filosófico e terapêutico que foi desenvolvido pelo pedagogo, psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger. 



Consiste numa nova abordagem psicoterapêutica que promove a identificação das “Ordens do Amor”, pondo em evidência os profundos laços que unem uma pessoa à sua família. 



Estes laços são de tal maneira poderosos que, quando membros de uma geração deixam situações por “resolver”, membros das gerações posteriores sentir-se-ão irresistivelmente “empurrados” para a sua resolução, permanecendo prisioneiros de fatos pelos quais não são responsáveis, influenciando e limitando as suas vidas. 


No entanto, este Amor capaz de criar sofrimento, é o mesmo que traz consigo a sabedoria da solução logo que se torna consciente, ao emergir no decurso da configuração de uma constelação familiar. 

A Constelação traz á luz o que esta oculto nos relacionamentos familiares e interpessoais. Coloca em evidência a conexão profunda que temos com a nossa família, em uma ou mais gerações. Traz á tona os vínculos do amor e lealdade que podem estar emaranhados nas nossas experiências de vida, sejam positivas ou negativas. O enfoque é fenomenológico, pois trata-se de um trabalho da alma. 

Numa sessão trabalham-se os problemas familiares transformando o “amor que adoece” em “amor que cura”. Quando a família denuncia “conflito”, seja emocional, psíquico ou físico, é porque nela actuam destinos que influenciam a todos. Mas o sistema familiar tem uma força tão grande que, quando aprendemos a usar esta força para restaurar a ordem, podemos conquistar mudanças significativas. 

A dinâmica de grupo dá-se através de um conjunto de pessoas que representam e recriam uma situação a compreender, ou resolver, de forma a encontrarem respostas aos “conflitos internos” com que a pessoa se debate. A pessoa tem a oportunidade de conhecer a “imagem interior” da sua família de origem ou actual, sendo escolhidos no grupo de trabalho representantes para todas as personagens envolvidas. 

A pessoa recria uma constelação de acordo com a sua “imagem interior” para que, com o apoio do terapeuta, consiga ver e sentir o que esta errado, e desta forma, encontrar a melhor solução. 

A Constelação Familiar promove uma abertura à compreensão e consciência dos enraizados acontecimentos familiares, que se manifestam em cada um de nós e ou nossa família, libertando das causas de muitos dos problemas e infelicidades.


"Se formos livres por dentro, nada nos aprisionará 
por fora…" 
(Augusto Cury)


SUGESTÃO:
Video AQUI


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário