domingo, 30 de dezembro de 2012

Crónicas 10 minutos - "Amante da sociedade"


1 ano com ideias em movimento



Fim do ano 2012 e um ano completo de ideias em movimento! 
No passado mês de Novembro de 2012 completei o meu primeiro ano como Cronista neste Blogue Nacional- MEIO CRESCENTE.


Histórias “reais” e histórias da realidade foram e são temas dos quais abordo, questiono, baseando-me sempre na modernidade reflexiva como diria José Machado Pais, investigador do Instituto de Ciências Sociais de Lisboa, aliás este professor diz que os dilemas de vida colocam-nos perante a tomada de decisões. A minha principal decisão em 2011 foi a de transcrever, divulgar no blogue e nas minhas restantes atividades diárias, os problemas locais e mundiais que parecem apaziguar-se quando falamos da crise política global. Acontece que nesse vai e vem de conversas substanciosas perdemos a noção de particularidades individuais, tais como a violação doméstica e infantil, tais como o discernimento sexual que se preconiza agora como “amizades coloridas”, onde os sentimentos já não entram em jogo no campo de sedução. Perdemos durante o último ano uma análise profunda quanto às ruas degradadas que pisamos nos Açores e Madeira, os bairros decadentes de Lisboa e as aldeias assombradas do restante Portugal. São nessas complexidades problemáticas que nos deveríamos preocupar na íntegra e arregaçar as mangas com o intuito de as transformar, porque se o mínimo não for feito…dificilmente se chegará longe! 

Ao longo do ano apresentei várias personagens, Zenilda (uma jovem jornalista em busca da verdade), Vago (Dr. Investigador reconhecido), Carmen (uma excelente profissional como psicóloga e uma amante bissexual insaciável), Leda (mulher jovem que apesar de encontrar o amor no Dr. Vago, arrasta consigo o seu passado traumático de violação), Fátima ( a mais recente personagem, esta senhora conseguiu a realização profissional que muitos invejam, no entanto por memória ao seu falecido esconde de todos, as histórias escaldantes de sexo e erotismo)…um dia, quem sabe, apresentarei toda a história de cada um destes nossos amigos!…as personagens em questão, são baseadas em casos verídicos e conjuntamente camufladas com a analogia das “nossas gentes”! Alguns dos temas deram entrada para discussão na RTP Açores, com o apresentador Vasco Pernes, programa “A Estação”, e igualmente para a Revista U, (passo já, aos agradecimentos). 

Em nome do Feminismo digo que – “Sapatos são para os pés e ponto!” E Na verdade o são, estão constantemente em contacto com a sujidade com o lixo, mas a mulher consegue usar um sapato colorido e transformar o seu dia-a-dia com toda a dinâmica e potencial no mercado de trabalho, na saúde, com a família e ainda assim divertir-se, abençoando a natureza mãe e com a garra feroz de quem pode discutir politica, economia, saúde publica tanto quanto um senhor. Não estou a menosprezar, mas sim a dar “voz” às que um dia sentiram-se subestimadas em falar de problemas quotidianos só porque transportam curvas, sorriso simpático, saia e calçado colorido! Felizes as que como eu tem a oportunidade de elucidar e exclamar através da escrita e da voz (de momento já podem acompanhar-me na rádio, disponível semanalmente via online). 

Um bem aja a todos e que 2013 seja a mudança para uma nova felicidade futura! 

Quero enviar um agradecimento especial a todos os leitores, a Dra Albertina Gouveia, responsável do Blogue, e ao Mestre Francisco Nogueira, cronista no blogue, de quem adveio o primeiro convite para esta família MEIO CRESCENTE- IDEIAS EM MOVIMENTO! 

Eu sou a Marisa Leonardo, atualmente conhecida por “Amante da Sociedade” e acrescento, Amante da Sociedade Portuguesa! 


(_ Sapatos?-Sei,…são para os pés e ponto!) 
Autoria de, Marisa Leonardo 


P.S. Esta crónica estará em destaque aqui no blogue até a próxima crónica para dar oportunidade de todos os visitantes lerem e darem opinião sobre a mesma. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

2 comentários:

  1. Adorei o teu trabalho, esta perfeito.Um bom ano cheio de coisas com muita a saude amor e paz para toda a familia e continua com muito trabalho! te desejo de coraçao. bjs

    ResponderEliminar
  2. Dona Ana, agradeço o comentário, o feedback que me é reconhecido, dá me forças para continuar mais um ano!

    Abraço,

    ResponderEliminar